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O que você precisa saber sobre a mudança de nome do Google Meu negócio at 11/11/2021, 11:45am

Se você já trabalha com SEO local há tempo suficiente, provavelmente sabia, no fundo, que o Google iria começar a mexer em suas convenções de nomenclatura novamente em algum ponto. Afinal, quando foi lançada em 2005, a plataforma do Google para empresas locais era chamada de Local Business Center, apenas para mudar seu nome para Google Places em 2010, para Google+ Local em 2012 e Google Meu Negócio em 2014.

Os últimos sete anos foram excepcionalmente estáveis ​​em termos de nomes, tanto que “Google Meu Negócio”, para a maioria de nós, já foi substituído pelo apelido GMB. Mas, dada a história anterior, era improvável que durasse para sempre e, finalmente, o Google anunciado ontem que o Google Meu Negócio mudará novamente de nome. 

Vamos voltar ao novo nome em um segundo, porque é um pouco estranho e será mais fácil de entender se contextualizarmos dentro de outros desenvolvimentos:

  • Os proprietários de pequenas empresas são incentivados a usar as interfaces de Pesquisa e Mapas para gerenciar as informações comerciais no futuro. O Google insiste que essas interfaces são “mais simples” de usar do que o GMB.
  • As interfaces de Pesquisa e Mapas para gerenciamento de perfis de negócios, que o Google vem desenvolvendo há vários meses, ainda não têm todas as funcionalidades do painel do Google Meu Negócio, mas o Google diz que vai resolver essa lacuna entre agora e o próximo ano.
  • Nesse sentido, o Google anunciou que as empresas agora podem reivindicar e verificar suas listagens e interagir com os clientes por meio da ferramenta Mensagens da interface de pesquisa.
  • O Google também adicionará ferramentas ainda não especificadas à Pesquisa e ao Maps “para ajudá-lo a entender como está o desempenho de sua empresa e como você pode melhorar sua presença online”. Pelo menos algumas dessas ferramentas serão novas, em vez de terem sido transferidas do GMB.
  • Em algum momento de 2022, o Google planeja aposentar o aplicativo móvel Google Meu Negócio, incentivando ainda mais as pequenas empresas a mudar para as interfaces de Pesquisa e Mapas.
  • Presumivelmente, mais ou menos na mesma época, o Google irá refazer a plataforma de desktop do Google Meu Negócio em um novo tipo de painel dedicado às necessidades de “empresas maiores com vários perfis”; este novo painel será chamado de Business Profile Manager.
  • A API do Google My Business continuará a funcionar como antes, mas será chamada de API de perfil de negócios.

Esses dois últimos itens nos levam ao que o Google diz ser o novo nome de sua plataforma local em geral: Google Business Profile. O estranho substantivo no singular é indicativo, eu acho, de uma mudança na orientação que parece projetada para atrair empresas menores. O Google está incentivando os proprietários de pequenas empresas a pensarem em si mesmos como gerenciando seu Perfil do Google Business, em vez de usar a plataforma Google Meu Negócio. É um foco renovado na própria entidade empresarial, que está sendo extraída à força do painel do GMB e colocada, com intenção, tanto na Pesquisa quanto no aplicativo do Google Maps, como se a plataforma que alguém está usando a qualquer momento fosse menos importante do que o perfil de negócios que está sendo atualizado. 

O painel do Google Meu Negócio, que em breve será um objeto de memórias nostálgicas

Esta é uma distinção sem diferença? Possivelmente. Estou preocupado que o modelo de painel do GMB seja intuitivo com o qual as pessoas estão acostumadas, enquanto a experiência de atualizar o perfil de negócios de alguém com ferramentas especiais embutidas diretamente em um SERP é estranha e levará algum tempo para se acostumar. É uma aposta do Google que pode ou não dar certo. Talvez se outras ferramentas in-SERP estiverem no horizonte e isso for parte de alguma estratégia ainda não muito clara, as pessoas se acostumarão com a ideia e não parecerá um grande negócio. Por enquanto, a estranheza é impressionante.

Ponto de entrada para interagir com seu perfil de negócios do Google na pesquisa

Para ser justo, nada disso é uma surpresa completa. Desde que o Google começou a adicionar recursos de gerenciamento de negócios à Pesquisa e ao Maps, a empresa tem sinalizado que o painel do Google Meu Negócio acabaria dando lugar a um novo paradigma. No início deste ano, aprendi com a equipe que gerencia o GMB Insights que parte do plano era mudar a metodologia pela qual o Google mede as interações entre perfis e consumidores para se concentrar mais nas pessoas e menos nos conceitos tradicionais, como impressões de pesquisa. A ideia era, por exemplo, contar como uma única interação os casos em que um usuário procura uma empresa em seu laptop, entra em seu carro e obtém rotas para a mesma empresa em seu telefone, em vez de tratá-los como dois ações. Rompendo com o modelo GMB, indiscutivelmente, 

Mas a mudança traz consigo um certo grau de incerteza. O Google pode estar mantendo, por exemplo, o modelo de uma API que ajuda os parceiros a gerenciar listagens para pequenas e médias empresas e marcas maiores, mas se a empresa estiver simultaneamente construindo uma nova interface atraente para essas mesmas marcas de vários locais para gerenciar perfis do Google em seus própria, esse fato representa uma ameaça existencial para listar empresas de gestão? Meu primeiro instinto é dizer não - o gerenciamento de listagens é muito chato e os benefícios da terceirização são óbvios demais para serem ignorados. Mas vale a pena considerar a questão.

Como Donald Rumsfeld costumava dizer, essas são as incógnitas conhecidas. O que sabemos é que as novas interfaces do Google ainda não estão à altura do Google Meu Negócio, o que provavelmente significa que nos próximos meses o Google correrá para alcançar um estado de paridade para que possa cumprir suas promessas de aposentar o Nome do Google Meu Negócio no próximo ano.

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